O Vossa Senhoria, reconhecido pelo Guinness World Records como o menor jornal do mundo, foi publicado pela 1ª vez pelo jornalista e gráfico Leônidas Schwindt em 1935, na cidade de Goiás, nas dimensões de 9 cm x 6 cm.

SAMSUNG CSC

No início, o impresso circulava semanalmente e continha apenas quatro páginas. Com o crescimento do número de leitores, passou a circular por todo o território nacional.

O periódico foi conhecido por não ceder à censura prévia na época do Estado de Sítio, sendo a circulação do jornal suspensa enquanto perdurasse o período.

menorjornalok

No ano de 1996, Dolores Schwindt, filha do idealizador do impresso, soube que o jornal não era o menor do mundo quando consultou o livro dos recordes. A partir daí reduziu o tamanho do jornal e passou a editá-lo nas dimensões de 3,5 cm de altura por 2,5 cm de largura.

Em 1997 e 1998 o Vossa Senhoria foi destaque no Guinness Book, edição nacional, como menor jornal do Brasil. Em  23 de março de 2000, o periódico foi certificado oficialmente como o menor jornal do mundo.

Conheça as edições do Vossa Senhoria disponíveis para consulta na Hemeroteca Digital.

Fonte : Blog da BN

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s