Qualis Periódico!

Por definição o “Qualis Periódico” é uma ação que objetiva caracterizar a qualidade da produção dos Programas de Pós-Graduação (PPG). Assim varias ações são feitas, e um dos resultados é a disponibilização de uma classificação dos veículos de publicação utilizados pelos PPG.

periodicosA classificação é feita indiretamente, já que avalia o periódico e não a qualidade dos artigos, e aparece por área de pesquisa sendo os extratos: A1 (peso um); A2; B1; B2; B3; B4; B5; C (peso zero).

Toda sua existência no mundo da pós-graduação dependerá deste “individuo” por diversos fatores sendo o principal nessa altura da vida (o período da pós-graduação), este: a avaliação curricular, pelos PPG (maioria deles), para ingressar e obter as sonhadas (rsrssrs) bolsas de mestrado, doutorado ou pós-doutorado seus artigos receberam pontos de acordo com a qualificação do Quali; o que será determinante para sua entrada/permanência (remunerada) na pós-graduação.

Mais isso justifica sua existência? Claro, e pode piorar. Piora quando você descobre que quase a totalidade dos concursos/processos de seleção para pesquisador/professor e afins estão parcialmente atrelados à produção científica e que também utilizam os extratos apresentados pelo Qualis Periódico.

Assim, existem inúmeras dicas que podem ser dadas em relação a este assunto (cenas dos próximos capítulos); de início aos que ainda não possuem intimidade com o assunto se recomenda a familiarização com os critérios utilizados para a classificação do periódico, dentro da sua área de estudo.

Podemos encontrar isso tudo no WebQualis.

Se você gostou deste post, agora é só compartilhar e marcar os inimigos amigos da pós-graduação, e depois procurar mais informações no site do WebQualis.

_____________________________________________________

Texto escrito por Lima Deleon Martins – Engenheiro Agrônomo (UFES), mestre e doutorando em produção Vegetal (UFES), atualmente bolsista sanduíche (IICT-PT). Apreciador de um bom café; decide escrever aqui porque não cobram para publicar figuras coloridas.

Fonte: Posgraduando

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s