Ao longo da história a Igreja Católica censurou entre seus fiéis livros que fossem contra seus dogmas, ou crenças. De 1559 a 1966 o Index Librorum Prohibitorum listava oficialmente as obras que desagradavam o Vaticano. Mesmo sem essa oficialização, ainda hoje a o Vaticano se coloca contra determinadas obras literárias. Nesta lista, uma seleção com 10 Livros Censurados pela Igreja Católica.

1 – O Código Da Vinci, de Dan Brown: Mesmo sabendo-se tratar de uma obra de ficção, a revolta do vaticano com o livro fez com que várias teorias da conspiração ganhassem fôlego. O fato é que o livro é um dos mais perseguidos recentemente acusado de ser um “castelo de mentiras” aliado com a recomendação de “não leiam o livro”.
.
2 – Igreja, Carisma e Poder, de Leonardo Boff: O livro escrito pelo frei franciscano com suas teses e propostas para a igreja em 1984 causou uma revolução na igreja, que resultou num traumático processo movido pela Congregação Para a Defesa da Fé.
 
.
3 – Sexualidade, e Condição Homossexual na Moral Cristã, de Marciano Vidal: A Congregação em Defesa da Fé da Argentina censurou o livro do teólogo espanhol que faz um levantamento histórico da abordagem da igreja sobre a homossexualidade.
.

Image4 -Just Love: A Framework for Christian Sexual Ethics
, de Margaret Farley: Uma freira escrever abordando temas polêmicos para o Vaticano, como Sexualidade, Homossexualidade, e Masturbação, obviamente acabaria em censura. Para a Doutrina de Defesa da Fé, a obra causa “entendimento defeituoso da natureza objetiva da lei moral natural”.
 .
5 – A Bússola de Ouro, de Philip Pullman: A obra foi primeiramente censurada quando da sua adaptação para o cinema quando inclusive foi intitulada de “filme mais anti-natalino de todos os tempos”. Com isso não demorou muito para que algumas dioceses nos Estados Unidos começassem a tirar de suas bibliotecas o livro.
 . 
6 – Harry Potter, de J. K. Rowling: Tudo bem, eu sei que o bruxinho seguidamente é elogiado pelo Vaticano, mas isso de longe quer dizer unanimidade, principalmente quando o exorcista do Vaticano Gabriel Amorth afirma publicamente que todos os livros da saga são “coisa do demônio”.
 

ArquivoExibir7 -Sua Santidade: as cartas secretas de Bento XVI
, de Gianluigi Nuzzi: Livro que revelou escândalos no Vaticano gerou polêmica pelo mundo e expôs as fragilidades da igreja, além, é claro de gerar uma onda de demissões por causa do escândalo, inclusive o mordomo do Papa.
 . 

evangelho_segundo_jesus_cristo8 – O Evangelho Segundo Jesus Cristo
, de José Saramago:  O Jornal oficial do Vaticano o L’Osservatore Romano definiu o livro como “afronta à memória do cristianismo da qual não há o que salvar”. Na morte do autor, o veículo ainda teria afirmado que Saramago seria “joio em meio ao trigo”.
 .
9 – Parejas y Sexualidad en la Comunidad de Corinto , de Pablo Ferrer:  Publicado na Argentina em 2010 pela editora católica San Pablo, teve ordens para se recolher seus exemplares pois iria contra os ensinamentos doutrinários da igreja católica.
 .
download (1)10 – Clandestination
, de Kiril Maritchkov: Mais do que uma censura pública, o livro em que há um relacionamento gay em que um homem paga por sexo, escrito pelo embaixador búlgaro causou um verdadeiro incidente diplomático, já que o Vaticano recusou-se formalmente a recebê-lo.
 .
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s