De incantationibus seu ensalmis foi publicado em 1620 em Évora, Portugal, na tipografia de Lourenço Craesbeek (Typis Laurentii Crasbeeck). Escrita pelo Teólogo, Arcebispo e Inquisidor geral de Évora, Manuel do Vale de Moura, a obra examina as estratégias retóricas utilizadas por demônios para enfeitiçar as pessoas e apresenta uma série de fórmulas e salmos para evitar encantamentos.

A obra apresenta texto disposto em duas colunas, capitais ornamentadas, vinhetas e encadernação em pergaminho.


Sobre o autor:

Manuel do Vale de Moura nasceu na vila de Arraiolos, no Alentejo (Évora/Portugal) em 1564. Formado em Direito Canônico pela Universidade de Coimbra, foi Prior da Igreja de Santa Christina de Barroso, Arcebispo de Évora e Inquisidor geral.

Escreveu diversas obras de cunho religioso, dentre as quais a mais conhecida é a De incantationibus seu ensalmis, porém teve participação na elaboração da Paródia ao primeiro canto dos Lusíadas de Camões, junto com Bartolomeu Varella (futuro clérigo e poeta), Manuel Luis Freire (futuro licenciado) e Luis Mendes de Vasconcellos (criado do Arcebispo D. Teotônio de Bragança) – nesta época contava com 25 anos de idade e era ainda estudante da Universidade de Évora, instituição onde doutorou-se em Teologia (a obra manuscrita foi divulgada em 1589 e intitulava-se Festas bachanaes : conversão dos primeiros cantos dos Lusíadas do grande Luiz de Camões vertidos do humano em o devinho por uns caprichosos).

Vale de Moura faleceu aos 86 anos de idade em Évora, em 18 de maio de 1650.

 

As imagens desta e de outras obras raras você pode visualizar em nossa página no Flickr.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s