O que é o Fator de Impacto?

Você já se perguntou se aquela fonte de informação era segura? Ou se o artigo em questão realmente possui relevância na sua área?

Talvez não, talvez sim…

Mas o fato é que os periódicos científicos possuem um ranking que os classifica. E sabendo que isso existe, nos perguntamos, como será que isso ocorre?

“A partir da quantidade de volume de artigos, se é publicada há muitos anos ou se os artigos publicados são muito citados?”

Pensando nisso foi que Eugene Garfield, fundador do ISI (Institue for Scientific Information) criou o Fator de Impacto.

-

Top 10 dos periódicos científicos, segundo o JCR Ranking

Mas o que é o Fator de Impacto (FI)?

É uma medida que reflete a média do número de citações dos artigos publicados em determinada revista. Em um determinado ano, o FI de uma revista é a média do número de citações por artigo de todos os artigos publicados naquela revista nos últimos 02 anos. Então vejamos como calcular o Fator de Impacto de 2010, por exemplo:

-
A = o número de vezes que os artigos publicados em 2008 e 2009 por aquela revista foram citados  em revistas indexadas durante 2010
B = o número total de “itens citáveis” publicados por aquela revista em 2008 e 2009 (“itens citáveis” não só artigos, mas também revisões, notas, etc)
FI de 2010 = A/B

-

E o fator de impacto de um autor?

Neste ponto começamos a falar do Índice H, serviço também disponibilizado pela Elsevier, a partir da base de dados Scopus.

E como funciona o índice H?

De forma bem simples, é o seguinte: é a quantidade de artigos (n) que um determinado autor possui, que são citados cada um n ou mais vezes. Ficou confuso? Então suponha essas situações teóricas:

1. Pesquisador A tem 40 artigos publicados. Dos 40 artigos, o seu artigo I tem 4 citações, o II tem 3 citações, o III tem 20 citações e o artigo IV tem 5 citações. Os demais não foram citados. Logo: o índice H desse pesquisador A é: 3.
2. Suponha agora um pesquisador B com 5 artigos publicados. O I tem 10 citações, o II tem 15 citações, o III tem 35 citações, o IV tem 11 citações e o V tem 9 citações. Logo, o índice H do pesquisador B é: 5.
-
Isso quer dizer que quanto maior o índice-H de um pesquisador, maior é a importância científica dele na comunidade.

Índice-H do Prof. da UCS, Sergio Echeverrigaray Laguna.

-

Como posso conferir o Índice-H de um autor? 

O índice H requer uma lista de artigos do autor em questão. O ideal é pesquisar em uma base de dados que faça o cálculo automaticamente, por exemplo o Web of Science ou o Scopus.

_

E como podemos acessar estes serviços?

A partir de agora, o Sistema de Bibliotecas da UCS passa a oferecer, na sua Biblioteca Virtual, o serviço de Índice métrico, onde você terá os seguintes serviços:

-

- Journal Citation Reports (JCR) (acesso via ip):

Recurso que permite avaliar e comparar revistas utilizando dados de citações extraídas de revistas acadêmicas e técnicas.
O JCR permite verificar os periódicos mais citados em uma determinada área e a relevância da publicação para a comunidade científica, por meio do fator de impacto.

-

- Qualis (acesso aberto)

Conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade – A1, o mais elevado; A2; B1; B2; B3; B4; B5; C – com peso zero.

-

- Scimago (SJR) (acesso aberto)

O SCImago Journal & Country Rank é um portal que inclui indicadores de periódicos e países, desenvolvidos a partir das informações contidas na base de dados Scopus. Estes indicadores podem ser utilizados para avaliar e analisar os impactos da produção científica em todo o mundo.

-

- Scopus (Acesso via IP)

O índice h, ou h-index em inglês, é uma proposta para quantificar a produtividade e o impacto de cientistas baseando-se nos seus artigos (papers) mais citados. Para visualizar o índice H de um pesquisador é necessário pesquisá-lo antes na base de dados Scopus e logo após clicar sobre o no link existente no seu nome.

-

Gostou?! Ficou em dúvida sobre o serviço? Então entre em contato conosco através do tel. (54) 3218-2173, pelo twitter @bibliotecaucs ou pelo email bice@ucs.br.

Fontes:

Texto adaptado e com partes do blog Médico Nerd

Wikipédia

Blog Pósgraduando

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s