Jornal Última Hora: acervo online de fotos

Periódico circulou em diversas cidades brasileiras nas décadas de 1950 e 1960.

O Arquivo Público do Estado de São Paulo publicou na Internet parte do arquivo fotográfico do jornal Última Hora, periódico brasileiro que circulou em diversas cidades do país nas décadas de 1950 e 1960. No acervo estão quase 20 anos de história registrados em 54.600 mil fotografias e 1.200 ilustrações, que podem ser vistas a partir de um site criado especialmente para a memória do veículo.

O tratamento de conservação preventiva e a digitalização dessas imagens são resultado do Projeto Última Hora – Acervo Fotográfico, que consistiu em organizar, conservar, digitalizar, tratar as imagens, produzir instrumentos de pesquisa e disponibilizar o material na Internet. O projeto teve início em 2007 no Centro de Acervo Iconográfico e Cartográfico do órgão.

As imagens foram capturadas de negativos flexíveis do Departamento de Aqruivo Fotográfico do Última Hora. “Este tipo de suporte é muito frágil e de fácil deteriorização, o que torna a manipulação destes documentos bastante complicada”, explica Elisabete Savioli, diretora do Centro. Para visualizar a imagem no negativo, é preciso utilizar instrumentos específicos como lupas e mesas de luz. “Tudo isso torna a consulta aos documentos originais mais difícil, daí optarmos pela digitalização do acervo, que irá facilitar o acesso aos pesquisadores”, completa.

Além de fotografias, também foram digitalizadas as ilustrações publicadas no jornal, tratando de política, economia, arte e cultura. Criado por Lan, o Corvo, representando o jornalista e político Carlos Lacerda, e os gorilas fardados, representando os militares, são exemplos de caricaturas do jornal que ficaram famosas. Os jogadores de futebol Zito, Tostão, Pelé, as atrizes Greta Garbo e Betty Davis e o escritor Carlos Drummond de Andrade são exemplos de personalidades que inspiraram ilustrações.

Trata-se de um projeto ainda em fase de revisão, cuja proposta engloba a coleção a partir da data de fundação do periódico, em 1891, até 1999. Embora existam lacunas, os exemplares da década de 1930 em diante já estão disponíveis. Outra boa notícia é a de que a antiga imprensa alternativa também está invadindo a web. Numa iniciativa pioneira, o blog Grupo Dignidade, em parceria com o Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott, disponibilizou uma valiosa coleção do jornal Lampião, referente ao período de 1978 a 1981. Trata-se do primeiro jornal brasileiro direcionado ao público LGBT.

SOBRE A ÚLTIMA HORA

A Ultima Hora foi criada em 1951 por Samuel Wainer no Rio de Janeiro, em um período de efervescência social e política, deixando de circular em 1971. O jornal tinha uma linguagem popular e foi pioneiro em diversos aspectos como o uso constante de cores, ilustrações e fotos. O veículo era o único que abrangia, na época, sete cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Niterói, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Recife.

Além dos temas corriqueiros do jornal como futebol, cinema e criminalidade, a Última Hora também revelou seu apoio aos governos de Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e Jango nas páginas de política. Entre os seus colunistas destacaram-se Nelson Rodrigues, Agnaldo Silva, Arthur da Távola, Inácio Loyola Brandão, Jô Soares, Jaguar, Juca Chaves, Nelson Motta, Rubem Braga e Walter Negrão. JW.

Fonte: Jornalistas da Web, Revista de História

About these ads

10 thoughts on “Jornal Última Hora: acervo online de fotos

  1. Para quem possa interessar;

    Gostaria de ver ou adquirir a reportagem de esporte editada no Jornal Ultima Hora do Rio De Janeiro entre as datas de Maio a Julho de 1970, na qual publicaram especificamente a vitoria do E.C. Cocota da Ilha do Governador sobre o Botafogo F. R. na categoria de dentes-de-Leite do futebol do Rio de Janeiro.

    Queria ter acesso a qualquer destes jornais. Eles sao muito significativos para mim. A reportagem relata o desenpenho futibolistico e a vitoria de 2×1 do time E.C. Cocota da Ilha do Governador na categoria de Dentes-de-Leite.

    Se alguem pode me ajudar, por favor comunique-se ao email: grg_silva@yahoo.com.

    Agradeco o apoio.

    Diogenes Silva

  2. eu era bancário e participava de um piquete de greve no rio de janeiro em frente ao banco do brasil na rua primeiro de março quando quando apareceu o governador carlos lacerda fazendo a vez de policia e me segurou dando ordem de prisao e me entregou aos policiais para que me levassem para uma delegacia e me prendessem como agitador e so fui solto graças a intervençao do general osvino ferreira alves isto foi no dia 4 de julho de 1962 no dia seguinte todos os jornais do rio de janeiro publicaram especificamente a minha prisao eu queria ter acesso a qualquer um deste jornais se alguem poder me dar uma pista eu agradeço

  3. Bom dia! Tenho algumas páginas do jornal Ultima Hora do Rio de Janeiro! A data é 7de junho de 1928!
    Está em bom estado pois ficou atrás do espelho de um móvel da minha família por todo esse tempo! Aguardo contato!

  4. gostaria de ver a reportagem de um grupo de teatro amador o grupo esperiencia esta entre os anos de 1972 a 1974 meu nome é jussara da silva e meu email é jussaraconsultoria @yahoo.com.br
    obrigada.

    • Prezada Jussara,

      Informo que poderás acessar somente pela internet o acervo fotográfico do Jornal Última Hora. Em relação ao tema de seu interesse deverás procurar uma Biblioteca ou Arquivo que possua a coleção deste importante jornal no período de seu interesse. Infelizmente não possuimos este jornal em nossa coleção.

      Atenciosamente,

      Marcos Hübner

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s